TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS EM 2021

 

1) O uso de maquetes no processo de ensino e aprendizagem do sistema do corpo humano no ensino fundamental - Ana Alice Dias

2) A Física no Ensino Fundamental: a proposição de uma sequência de ensino investigativa - Joice Tainá Machado

3) Simulações computacionais no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica nas atas do ENPEC - Negla Ivana Simoneli Aguirres

4) Potencialidades de um artefato cultural sobre a temática de energia eólica - Valéria Iglaci Santos San Martins

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS 2º SEMESTRE DE 2020

1) As tirinhas de Mafalda no ensino de Ciências: uma proposição de sequência didática - Ana Claudia da Rosa

2) Como se dá o processo do ensino da botânica no nível fundamental sob o enfoque dos procedimentos metodológicos? - Ana Paula Silvera Matarredona

3) Potencialidades pedagógicas do trabalho com hortas no ensino de ciências - Bruna Porfirio Pacheco

4) Projetos investigativos em feiras de ciências: o que dizem os professores em formação inicial em ciências? - Cleber Duarte Martins

5) Polo extremo meridional Santa Vitória do Palmar, experimentação no ensino de ciências - Débora Rodrigues Corrêa

6) Formação inicial de professores de ciências: olhares para a experimentação - Denise de Oliveira Rossato

7) Polo extremo meridional santa vitória do palmar, como é ser professor de ciências em tempos de pandemia? - Elizete Domingues Batista

8) O tema “energia solar” nos anos finais do ensino fundamental: uma análise em livros didáticos de ciências - Eneide Jaqueline Mauer Brentano

9) As estratégias no ensino de ciências para surdos nas escolas bilíngues - Érico Bruni Rodrigues

10) Bullying na escola: um desafio para professores e equipe diretiva - Gilliane de Souza Lucero

11) O uso da ferramenta blog enquanto artefato cultural na constituição de material didático para a discussão da preservação ambiental do Arroio São Lourenço - Jaime Rehbein Gehrke

12) Mulheres nas ciências - Josielem Danielci Pinto

13) Análise documental: óleo de cozinha residual para produção de biodiesel - Juliano Alberto Borges

14) Pokémon go®: estratégia pedagógica para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental - Louise Anton Gomes dos Santos

15) Experimentos didático-científicos em livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental: caracterização e reflexões sobre sua utilização em sala de aula - Luana Schwanz Bartz

16) Representatividade da mulher negra na Ciência e na Educação por meio de uma Unidade Didática - Luana da Luz Dutra

17) Refletindo sobre a agricultura familiar, reconhecendo suas dificuldades e percepções de futuro mediante uma educação voltada para incentivos - Maricel Oliveira Machado

18) Estrelas além do tempo: um importante artefato cultural para as discussões sobre gênero e ciência no espaço da escola - Nathana Franck Pacheco

19) Os bons ventos: abordando a energia eólica no ensino de ciências - Nisele Machado Soares

20) O PIBID de ciências como espaço formativo do professor - Oséas Garcia

21) Ensino em ciências e educação de surdos: práticas e saberes docentes - Priscila Lazo Rodrigues

22) Horta ecológica escolar: um estudo sobre a educação ambiental crítica e a agroecologia - Rafael de Carvalho Missiunas

23) PIBID Ciências e a Educação Ambiental: as narrativas ambientais na formação de professores - Tatiana Michele de Mello Klak

24) Música para a promoção das discussões sobre diversidade sexual e diversidade de gênero: um artefato cultural potente para o ensino de ciências - Yuri Duarte de Araujo

 

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS 2º SEMESTRE DE 2017

1) Reflexões sobre a prática da interdisciplinaridadeno planejamento das aulas de ciências no Ensino Fundamental - Jaqueline Ribeiro

2) Relações entre escola e a comunidade Quilombola - Jaqueline Saalfeld de Freitas

3) O professor de Ciências como mediador do conhecimento: percepções diante do trabalho com situações-problema - Larri Fernandes dos Reis

4) Atividades de inclusão para deficientes intelectuais nas aulas de ciências - Simone Silveira da Silva

5) Uma proposta metodológica para pensar a alimentação saudável - Suzane Melo Loreto

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS 1º SEMESTRE DE 2017

1) Experiência sobre a utilização de recursos audiovisuais com estudantes da EJA nas aulas de Ciências - Aline Teresinha Fagundes Rodrigues

2) Experimentação no ensino de Ciências em uma escola sem laboratório científico: as aprendizagens de uma professora iniciante - Aline Alves Cabral

3) Feiras do conhecimento: relevância e contribuições na execução das propostas pedagógicas na escola pública - Ana de Fátima Padilha Rodrigues

4) Recursos didáticos no ensino de Ciências: possibilidades e desafios - Ana Cristina Neubauer Vidal

5) Debates e compreensões acerca da educação ambiental: a construção de uma colcha de retalhos nas aulas de Ciências com estudantes do Ensino Fundamental - Ana Lúcia da Cunha Lopes

6) Feira de Ciências: um desafio superado na educação de jovens e adultos - Andréia Couto Nunes Rodrigues de Souza

7) Potencialidades das atividades experimentais para a interdisciplinaridade no ensino de Ciências - Angelita Moraes

8) Artefatos culturais auxiliando no ensino do corpo humano: um relato de experiência sobre a prática de estágio no Ensino Fundamental - Adriele Wally Mülling

9) Você é o que você descarta: conscientização da geração e descarte de resíduos - Ana Paula Einhardt Nunes

10) Importância das atividades experimentais para ensinar Ciências no Ensino Fundamental - Betina Lemke da Silva

11) Conhecendo o caminho da docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) - Camila Rodrigues Coelho

12) Educação inclusiva e a formação de professores de Ciências em Santo Antônio da Patrulha - Carla Moura da Paixão

13) Do plano de ação ao projeto na escola: experiência de formação coletiva - Cláudia Rosane de Souza Papaiani

14) Uma análise do livro didático de Ciências acerca do tema lixo e as relações com o meio ambiente - Cristiana Pascual da Costa

15) Estratégias metodológicas: caminhos para avaliar - Deise Gusmão Gomes

16) O papel do professor no ensino de Ciências em turmas de EJA - Denize Alma Schumacher

17) Obstáculos e estratégias para o ensino de astronomia nos Anos Finais do Ensino Fundamental - Diego Pereira Guimarães

18) As aprendizagens por meio dos webencontros do PIBID de Ciências na modalidade a distância - Eliane Pereira Soares

19) A contextualização regional do ensino de Ciências: experiências vividas no município de Tavares - RS - Érica Costa Teixeira

20) Experimentação em sala de aula: reflexões e desafios de professores e alunos - Fernanda Souza Ferreira

21) As TIC no ensino de Ciências: com a palavra, os estudantes - Flávia Silva dos Santos

22) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um estudo teórico e reflexões na docência - Franciéli Coelho

23) Sou adolescente, e agora? O estudo da adolescência a partir da construção da personagem Juliana - Géssica Giovana Terra Rosca

24) O uso do datashow na Educação como recurso em aulas de Ciências no Ensino Fundamental - Giovani Batista Machado Mesquita

25) Experimentação no ensinar Ciências: relações entre conceitos e cotidianos - Gislaine Bock de Bitencourt

26) Reflexões sobre a implantação do Parque Eólico no Extremo Sul do Brasil - Glênio Pinto Dias de Oliveira

27) "Descalcificação dos ossos provocados pelo meio ácido" - Uma atividade experimental com materiais alternativos nas aulas de Ciências - Ivete Aparecida Zardo

28) A experimentação como prática pedagógica no ensino de Ciências: relatos e reflexões de um professor em formação - Jade Rodrigues de Aguiar

29) Interdisciplinaridade no curso de Licenciatura em Ciências EaD da FURG - Que interdisciplinaridade é essa? - Janine Kolmar Valério

30) Alunos surdos - realidades e necessidades - Jaqueline Kolmar Thurow

31) Importância das atividades práticas no ensino de Ciências - João Batista da Silva Peixoto

32) O estudo do solo e da água a partir da cuia de chimarrão: o relato de uma prática pedagógica no ensino de Ciências - Joisiane da Silva Lemos Costa

33) Análise do livro didático de Ciências acerca das relações étnico-raciais - Josiane Duarte Santos

34) Metodologias de ensino nas aulas de Ciências: a relação teoria e prática - Joseane Foliatti da Silva Farias

35) Educação inclusiva nas escolas regulares: desafios e perspectivas - Josimara Borges Lucero

36) Aprendendo a ser professora ao trabalhar com artefatos culturais na prática do estágio docente - Juliana de Oliveira

37) Simuladores virtuais na experimentação em Ciências para além do laboratório - Katyuchia Michael Peruzzo

38) Problematizando o tema água pelo uso de atividades investigativas - Laís de Jesus Souza

39) Saída de Campo: uma atividade com potencial educacional no ensino de Ciências - Leudegar Leandro Behling

40) Artefatos culturais e sua importância para o ensino de Ciências - Liziane da Silva Kenne Machado

41) Educação Ambiental: proposta de consolidação do tema através de sua inserção no currículo da disciplina de Ciências nas Séries Finais do Ensino Fundamental - Luiz Fernando da Silva Quevedo

42) Reflexões sobre as atividades experimentais no ensino de Ciências: experiências a partir do estágio de regência - Letícia dos Santos Fernandes

43) Um olhar atento as possibilidades do uso das tecnologias na educação: relatos e reflexões de uma professora em formação - Mariel Oliveira Machado

44) PROERD: uma ação contra as drogas no espaço escolar - Mariela Cardoso Nunes

45) A Educação Ambiental como conteúdo do Ensino Fundamental nas escolas de Santo Antônio da Patrulha - Michely Pias Migliavacca

46) Plano de aula na ação pedagógica das professoras da disciplina de Ciências - Maria Helena Strieder da Silva

47) Reflexões sobre as possibilidades didáticas da experimentação no ensino de Ciências - Micheli San Martins Silva 

48) Compreensão dos conceitos sobre corpo humano a partir de um jogo didático com estudantes do oitavo ano nas aulas de Ciências - Mônica Pâmela de Barros Caetano

49) Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir da percepção de uma professora em formação - Patrícia Rutz Nogueira

50) Uso de histórias em quadrinhos como artefato cultural no ensino de Ciências - Renata Acunha Pellegero

51) A escrita reflexiva de uma licenciada de Ciências - Rosemeri Gomes Domingues

52) O ensino de Ciências mediado por jogos didáticos - Sheila Rosa Peixoto

53) Experimentação nas aulas de Ciências, porque não? - Sílvia Letícia da Rosa

54) Jogos educativos como auxílio no desenvolvimento dos alunos e no aprendizado nas aulas de Ciências - Simone Hax Amaral

55) Jogos didáticos no ensino de Ciências - Sirlei Nornberg 

56) A construção do conhecimento por meio de mostras de Ciências - Tatiane de Oliveira Vogel

57) Uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos pelos professores de Ciências das escolas municipais de Mostardas/RS - Vania Araújo Pereira

58) Contribuições do uso de anúncios publicitários no planejar e desenvolver aulas de Ciências - William Paz Osório